Você sabe o que é terraplenagem? Qual sua importância?
Você sabe o que é terraplenagem? Qual sua importância? 14/01/2020

Você já ouviu falar em terraplenagem? Sabe para que serve, seus objetivos e benefícios? Pois vamos direto ao assunto!

 

A terraplenagem é um processo de regularização do terreno a ser utilizado em uma construção (seja ela de uma casa, um prédio, uma indústria, uma estrada ou qualquer outro tipo), preparando-o para receber de forma segura aquele lindo projeto! Mas as coisas não são tão simples assim não é mesmo? Primeiramente sempre deve ser feito um estudo topográfico do terreno, isto é,  demarcação e definição de todos os "acidentes" geográficos do terreno, seus declives e aclives. É como traçar o prefil do seu terreno. Desta forma os projetistas saberão prever o que poderá ser construído no terreno da forma que está e o que precisa mudar.

Com o estudo topográfico e os projetos já é possível iniciar a terraplenagem em si. Ela começa com a limpeza do terreno, retirando lixos, entulhos, vegetação e até mesmo tocos e raízes de árvores (não se esqueça de avaliar nos órgãos ambientais a forma correta de lidar com a vegetação natural do seu terreno). Com o terreno limpo já podemos começar a retirar terra dos locais mais altos e depositar nos locais baixos, fazendo com que o terreno fique plano. Também há terrenos em que é necessária fazer a drenagem de água, para que ela não prejudique a construção. Parece fácil, mas não podemos simplesmente jogar a terra que tiramos de uma parte e deixar em outra, tudo deve ser retirado nas medidas certas, até porque também podemos ter subidas e descidas propositais. Além disso toda terra deve sofrer a compactação, para que o solo esteja firme e suporte a construção que virá posteriormente sem sofrer alterações. É aqui que entra a importância da topografia e de uma equipe de terraplenagem de qualidade, que saberá executar de forma correta e segura todas estas etapas. Já imaginou sua casa desmoronar simplesmente porque você não deu a devida atenção na preparação correta do terreno?

Mas ainda quer entender um pouquinho mais? Vamos lá. Chamamos de aterramento quando é preciso colocar terra em um local baixo; corte quando precisamos retirar a terra de um local. Se o terreno não tem terra suficiente, precisaremos comprar a terra de outro lugar, se o terreno está sobrando, precisamos levá-la a um "bota fora". A limpeza de vegetação, raízes e tocos é conhecida como destoca ou destocamento. Drenagem é o que é feito para direcionar a água da chuva para locais específicos do terreno, sem que afete a construção. Compactação, como o próprio nome já diz, é utilizada para deixar o solo firme e estável, mas para isso a terra tem de estar com a umidade certa, se não a compactação não será eficiente. Um topógrafo, tendo em mãos o estudo topográfico faz a demarcação de onde cada atividade deve ser feita, assim o restante do pessoal sabe até onde escavar ou elevar um terreno, e etc. Bom, e tudo isto é feito com maquinário especial, as máquinas de terraplenagem, como escavadeiras, tratores de esteira, rolos compactadores e muitos outros. Quer conhecer mais os equipamentos? Veja nossa seção de "Locação" (https://www.alumatel.com.br/categoria/locacoes-2/p/1).

Gostou? Não deixe de ver exemplos de tudo isto que falamos em nossa página "Portfólio de Obras" (https://www.alumatel.com.br/paginas/portfolio-de-obras). Lá você encontrará imagens e breves descrições, exemplificando tudo que tratamos por aqui.

Não esqueça de deixar seu comentário. Tem algum outro tema que gostaria de saber mais? Deixe sua sugestão!

Equipe Alumatel.

 

Não há comentários para este post, seja o primeiro!
Nome
E-mail
Seu e-mail não será exibido.
Comentário
© Copyright 2024 | Alumatel Construções e Terraplenagem - Todos os direitos reservados
Para melhorar a sua experiência, oferecer e melhorar os nossos serviços visando uma maior segurança durante a navegação, usabilidade e interatividade, nosso site utiliza cookies essenciais para permitir a adequada navegação no site. Antes de continuar navegando, importante você saber mais sobre a utilização de Cookies em nossa Política de Privacidade.
Concordar e continuar